João Veras*
Dia 22 de novembro é comemorado o dia da música. É dia de Santa Cecília, a padroeira internacional dos músicos. Esta data foi escolhida para iniciar a primeira Semana da Música no Acre que se estenderá até o dia 28 próximo.
Este evento, organizado pelas duas fundações – FEM e FGB- e os dois conselhos estadual e municipal de Cultura, envolve a realização de vários espetáculos musicais em espaços públicos da cidade de Rio Branco, como não poderia deixa de ocorrer.
Mas a Semana da Música é, também, neste primeiro ano, uma iniciativa que busca, essencialmente, fazer com que todo aquele que, de alguma forma, tem interesse e relação com a música no estado (instrumentistas, intérpretes, compositores, professores e estudantes de música, comerciantes de equipamentos de som, de instrumentos musicais e de cds e dvds, técnicos de som, gestores públicos da área cultural e quem mais interessar) volte-se para as reflexões, os debates e as proposições no que diz respeito à atividade musical no Acre, às políticas públicas de educação, promoção e difusão musicais, assim como no que pertine aos processos de organização do movimento musical e seu envolvimento efetivo junto, inclusive, aos mecanismos institucionais de participação social na área da cultura.
Nesse sentido, dos dias 26 a 28, será realizado, o Forum Setorial da Música, instância do Conselho Estadual de Cultura-Concultura, pelo qual, além da produção de propostas dos participantes com vistas à formalização de um futuro Plano Setorial da Música - com questões relacionadas à educação musical, ao mercado da música, à criação e difusão da produção musical acreana e à própria organização dos músicos - serão eleitos os representantes da área para ocuparem a titularidade, e respectiva suplência, da cadeira de música no Concultura, para o quadriênio 2010/2014.
Tenho esta semana como o passo inicial para a retomada efetiva de um processo coletivo de organização e participação da classe musical acreana com vistas, especialmente, à proposição e defesa de políticas públicas específicas para a educação musical, a valorização e a difusão da criação e da execução da música no Acre. Vamos?
*João Veras é titular da cadeira de música do Conselho Estadual de Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário